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Propaganda não é despesa, é investimento!

Antes de abrir o seu negócio, reflita: “Vou querer fazer a diferença ou serei apenas mais um?”

“Propaganda não é despesa, é investimento!” Essa frase é bem conhecida nos meios publicitários e divulgada em pequenas ou grandes reuniões, workshops sobre negócios.
Já dizia o saudoso Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica” e eu acrescento “quem esconde a sua marca, se esconde de seus clientes”.
Analistas afirmam que quando empresários e comerciantes ao realizarem um balanço financeiro do mês colocarem a propaganda no setor “despesa” já estarão perdendo. Primeiro porque não se desperdiça aquilo que se investe e não se gasta aquilo que terá retorno.
Se você mostra a sua marca, você tem carinho e auto estima por seu negócio, você quer mostrar e dizer:“Oi, estamos aqui de portas abertas e estamos informando  nosso telefone e o que temos a oferecer”.
A concepção de que “vou ajudar fulano” a manter a sua revista, carro de som, site, outdoor, jornal e rádio é totalmente equivocada. Na verdade, os comerciantes estão se ajudando, se fazendo visíveis apoiando algo que será lido e ouvido por milhares de pessoas.
Mimoso do Sul  tem dado um “show” de comunicação comercial e a diferença entre empreendedores natos e comerciantes pessimistas é gritante e exemplificarei uma situação que passei há pouco mais de um mês:
Empreendedora: 
Fui procurada por uma proprietária de Sorveteria da cidade que solicitou um anúncio na capa de nossa revista e matéria no Site. Após a solicitação, erroneamente respondi: - Veja bem estamos próximo do inverno e mesmo assim vai querer divulgar? Após a minha pergunta (que eu jamais deveria ter feito) ela veio com a resposta: - É exatamente por isso que quero divulgar porque a venda de Açaí nunca cai, faça frio ou calor, e temos outros produtos a oferecer e quem gosta de sorvete, sempre procura por sorvete!”
Comerciante pessimista:
Os pessimistas são aqueles empresários que sempre dizem: ” – Ah! A situação tá complicada, não vou gastar com propaganda não e nem vou poder te ajudar! Logo penso: “Me ajudar?”. Caro comerciante pessimista, vai um recado, primeiro comece se ajudando, veja também se tem efetuado o pagamento de seus funcionários de forma adequada e acima de tudo, aprenda a ser um empreendedor. Há lojas em nossa cidade que são “dinossauros” de histórias e não investiram “um fio de cabelo” com divulgação, mas a concorrência às vezes vem com tanta força que pode desmoronar a sua empresa a qualquer momento.
Antes de abrir o seu negócio, pense: “Vou querer fazer a diferença ou serei apenas mais um?
Felizmente os comerciantes pessimistas, os que não dão atenção, os que nem te escutam são apenas exceções  e as exceções, como o próprio nome diz, a gente deixa de lado.
TEXTO: Renata Mofatti

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