Trending

Operação da PF investiga Agripino por suspeita de propina.Senador

Senador José Agripino - Foto EBC
A Polícia Federal e o Ministério Público deflagraram na manhã desta terça-feira (11) a Operação Ross que apura propina paga ao menos seis parlamentares. A ação é baseada em delações de executivos da J&F. São cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, assim como 48 intimações para oitivas no Distrito Federal, em São Paulo, Minas Gerais, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e na Bahia, além de Mato Grosso do Sul, do Tocantins e Amapá.
 
São investigados os crimes de corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. São alvos os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Agripino Maia (DEM-RN), e os deputados federais Paulinho da Força (SD-SP), Cristiane Brasil (PTB-RJ) e Benito da Gama (PTB-BA).
 
No total, 200 homens trabalham na ação, que investiga o recebimento de vantagens indevidas por parte dos parlamentares no período de 2014 a 2017.
 
A Operação Ross é um desdobramento da Patmos, deflagrada pela PF em maio de 2017. Os valores investigados, que teriam sido utilizados também para a obtenção de apoio político, ultrapassam R$ 100 milhões.
 
Como os envolvidos têm foro privilegiado, os mandados de busca e apreensão foram autorizados a partir de inquérito relatado pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Denúncias
 
A operação se baseia em informações de empresários, que teriam relatado a promotores a emissão de notas fiscais frias. Há denúncias, que estão sob investigação, sobre a suposta compra de apoio político do Solidariedade, e que empresários teriam ajudado com doações de campanha e caixa 2, por meio de notas frias.
 
Nome
 
O nome da Operação Ross é referência ao explorador britânico que dá nome à maior plataforma de gelo do mundo, na Antártida, fazendo alusão às notas fiscais frias que estão sendo investigadas.

Fonte: Potiguar Noticias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads