Jornalista Merval Pereira
A chapa da nova diretoria assume com um olho na tradição e outro na modernidade.
Jornalista Merval Pereira toma posse como presidente da ABL O jornalista e escritor Merval Pereira tomou posse como novo presidente da Academia Brasileira de Letras. Ano novo com a Academia Brasileira de Letras sob nova direção. A sessão solene para a cerimônia de posse do jornalista Merval Pereira como novo presidente da ABL reuniu colegas de redação, admiradores e amigos. O salão nobre da casa de Machado de Assis ficou lotado.
A chapa da nova diretoria assume a ABL com um olho na tradição e outro na modernidade. Neste ano, a Academia celebra 125 anos de existência, e prometendo renovação com ainda mais espaço para a cultura e a diversidade. Estiveram presentes à posse a médica Margareth Dalcomo; o presidente da Globo, Paulo Marinho; e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, além de acadêmicos, escritores, políticos e artistas. Merval Pereira Filho ocupa a cadeira 31 da ABL desde 2011.
O jornalista começou no jornal O Globo em 1968 e recebeu vários prêmios ao longo da carreira. Merval é comentarista da GloboNews e da CBN e colunista do jornal O Globo. Imortais da ABL saudaram a nova fase da Academia. “Está aqui há alguns anos já, é muito interessado, muito trabalhador, tem um interesse muito grande nesse dinamismo do qual estamos falando aqui, e vamos lá ajudar a fazer o trabalho”, disse o cantor Gilberto Gil. “Muito feliz. Acho que merecido. Vai ser outra academia, e ele já mexeu, porque o Merval faz 200 coisas ao mesmo tempo, e ele faz tudo bem. Realmente, não sei como ele arranja tempo para fazer tanta coisa”, falou o escritor Zuenir Ventura. Em seu discurso de posse, Merval foi muito aplaudido na definição que deu à ABL.
“Há momentos como o de agora, conturbados pela situação internacional dominada pela guerra da Ucrânia e pela nossa crise interna, em que os tempos exigem mais de nós. Estamos prontos, mas a Academia Brasileira de Letras não é a casa do ‘não’. É a casa do ‘sim’. É a casa da aproximação, da concórdia. A casa do entendimento.
A casa que sabe que a cultura ajuda a fortalecer uma nação. Esperamos que essa nova quadra das nossas vidas seja o tempo da reconstrução. Muito obrigado”, falou Merval Pereira. O Prêmio Machado de Assis foi entregue ao escritor Ruy Castro, pela contribuição da obra dele à literatura. Em seu discurso, um texto já considerado antológico por muitos presentes, Ruy lembrou um de seus primeiros trabalhos jornalísticos, quando, aos 19 anos, na mesma Academia, cobriu a posse de Guimaraes Rosa, que morreria apenas três dias depois.
E agradeceu o prêmio. “Talvez, o Prêmio Machado de Assis não seja só pelo conjunto de obra, mas também pelo conjunto de vida, de uma vida dedicada a segunda coisa mais nobre ao nosso alcance: aprender. A primeira, naturalmente, é ensinar. À academia, minha gratidão.
E a consciência de que ser premiado por ela redobra minha responsabilidade como escritor e como brasileiro. Muito obrigado”, disse Ruy Castro. Em entrevista, o novo presidente da ABL afirmou que a defesa da liberdade de expressão é uma prioridade. “Nós temos importância na defesa da cultura brasileira, num momento que a cultura está muito maltratada pelo governo, então é mais uma tarefa lutar pela liberdade de expressão. Lutar contra a censura é uma tarefa da Academia que nós vamos levar adiante.”