A
palavra Palhaço deriva do italiano paglia,
que quer dizer palha, que era o material usado no revestimento de colchões. O
nome começou a ser usado porque a primitiva roupa desse cômico era feita do
mesmo pano e revestimento dos colchões: um tecido grosso e listrado, e afofada
nas partes mais salientes do corpo com palha, fazendo de quem a vestia um
verdadeiro "colchão" ambulante. Esse revestimento de palha os
protegia das constantes quedas e estripulias. Já a palavra clown é de origem
inglesa e tem origem no século XVI. Deriva-se cloyne, cloine,
clowne. Etimologicamente vem de clod,
que em inglês significa "camponês" e ao seu meio rústico, a terra. O
termo em inglês é amplamente utilizado, por conta da influencia do britânico Philip
Astley. No Brasil existe uma
divergência teórico-semantica para com essas duas palavras. Alguns teóricos
apontam que os dois termos indicam uma mesma coisa, já outros dizem que cada
termo remete a uma escola de pensamento diferentes.
O palhaço é lírico,
inocente, ingênuo, angelical e frágil. O palhaço não interpreta, ele
simplesmente é. Ele não é uma personagem, ele é o próprio ator expondo seu
ridículo, mostrando sua ingenuidade. Na busca desse estado, o ator, portanto,
não busca construir um personagem, mas sim encontrar essas energias próprias,
buscando transforma-las em seu corpo. Para tanto, cada ator desenvolve esse
estado pessoal, de palhaço, com características particulares e individuais.
Embora
vinculado aos circos,
o palhaço pode atuar também em espetáculos abertos, em teatro,
em programas de televisão ou
em qualquer outro ambiente. Em várias ocasiões é o personagem que tem a tarefa
de entreter
o público durante,
e com frequência, entre as apresentações, especialmente no circo. É geralmente
vestido de um jeito engraçado, com trajes desproporcionados e multicoloridos,
com aplicações de pinturas (maquiagens)
especiais e acessórios característicos. Entretanto, há diversos tipos de
palhaço, como o melancólico, romântico, bufão, tramp (mendigo), etc.
Na
linguagem comum, o termo também pode ser referido como uma característica do
comportamento de uma pessoa não confiável ou não acostumado a levar a sério um
argumento.
Há relatos de figuras semelhantes ao palhaço contemporâneo desde 2500 a.C, no Egito antigo. São encontradas varias outras referências; Grécia, Roma, China e até em civilizações americanas como os astecas. Podemos achar referencias à arte de fazer rir a quatro mil anos atras. Inúmeras vezes esse personagem adquiriam importantes papeis sociais, muitas vezes estando ao lado do rei ou imperador.
O início do circo
A cultura circense se enraíza pelos vários eventos da antiguidade, como as Grandes dionísias e os jogos nos Circos Romanos. Mas é a Philip Astley que se atribui a criação do circo que conhecemos hoje. Ele era suboficial da Cavalaria das Forças Armadas Inglesa. Muitos oficiais da cavalaria já se apresentavam nas ruas a muito tempo, mas a grande ideia de se estabelecer um local fixo foi dele. O formato circular ajudava os acrobatas a praticar suas acrobacias mais facilmente enquanto o cavalo corria em círculos. Astley construiu uma estrutura de 13m de circunferência em um local fechado. Os espetáculos de rua passaram a acontecer dentro deste local e a cobrar ingresso. Os cavaleiros das forças armadas inglesa podiam agora continuar trabalhando mesmo depois de aposentados. A aproximação dos oficios de hipismo, com outras artes de ruas deram também forma a varias outras modalidades. Como o Music hall e diversas formas teatrais, com pantomimas, adaptações de commedia dell'arte e melodramas. Não demorou para que outros artistas também integrassem às atrações do novo estabelecimento de Astley. Os palhaços começaram a aparecer no seu local mais conhecido atualmente, o circo. O palhaço mais importante foi Mr. Merryman, que atuava a cavalo. Com o desenvolvimento da arte do palhaço, várias partes do mundo adaptaram o personagem ao seu próprio estilo, fazendo surgir novas figuras, como o palhaço Augusto, o Excêntrico, o Vagabundo, o Mímico e o Branco. Cada tipo um possui características próprias e marcantes.
Tipos de palhaço
O Clown é um personagem múltiplo, e as vezes nem é visto um personagem, mas sim como um estado, o estado de clown. Com isso a multiplicidade de tipos e modos de se exercer o oficio são inúmeras. Desde personagens mais óbvios como o Bozo até os comediantes mais sutis como Mr. Bean. Mas no decorrer da historias, certos tipos se consolidaram e se estruturaram com características fixas.
Fontes: Wikipédia
www.brejinhonews.com